5 motivos que fazem alunos odiarem as aulas de Matemática
Espero que não julguem mal esta publicação ou entendam de forma
negativa. Perceba bem seu contexto antes de pensarem que estou denegrindo a
classe que também estou inserido.
A chance de um estudante rejeitar e começar a odiar as aulas de Matemática,
aumenta quando:
1 - Professor Formado
em outra área diferente de Matemática
fonte da imagem:
http://2.bp.blogspot.com/-0N_d_LD9f0/TVgJ00ksYEI/AAAAAAAAGnc/ssVJoGf76Kw/s400/preocupado.gif
Isso é mais comum do que se pensa. A educação pública no nosso
país tem seus pontos negativos há muito
tempo, disso já sabemos, e com professores lecionando sobre uma disciplina que não
dominam, (repito que não dominam) o problema tende a continuar por mais alguns
anos.
Conheço e sei que tem muitos professores que são formatos em
outras disciplinas que lecionam perfeitamente a matemática nas series
fundamentais
imagine um professor
formado em somente em geografia dando aulas. Pode-se imaginar que,
inicialmente, não podemos empregar o termo aula nesta situação. O que podemos,
infelizmente é lamentar como será a formação destes estudantes. O seu futuro
será comprometido, do ponto de vista matemático. Sem uma base matemática suficiente
para continuar seus estudos, ele acabará sendo mais um aluno que odiará
matemática. Consequentemente em um futuro próximo, poderá ser um professor (a) dando
aulas de Matemática, quando a sua formação é em outra área, por puro
descompromisso coma a Educação.
2 - Professor mal
humorado
fonte da imagem;
http://beatriziolanda.com/wp-content/uploads/2014/01/mal+humor-300x300-300x230.jpg
Esse professor é aquele que entra na sala de aula sem dar um bom
dia, um boa tarde ou boa noite.
Pela sua aparência facial, o aluno já se sente intimidado e não
pensará duas vezes para fazer alguma pergunta sobre alguns assunto envolvendo
calculo, Hoje:
Conquistar o aluno é o maior desafio para um professor de qualquer
disciplina, desde da artes ao português, mas para Matemática é muito mais importante
cativar o seu aluno. Uma boa relação pode mudar uma aula em conversas e debates
matemáticos em vez de apenas cálculos e mais
cálculos.
A verdade nenhum estudante é “forçado” a gostar de um professor,
porém, quando o professor consegue conquistar e fazer com ele goste de
Matemática, História, etc., o seu desempenho aumenta consideravelmente e sua
relação com o professor mudará naturalmente.
Imagina a situação de ter que assistir 3 aulas consecutivas de
Matemática, às 8 horas da manhã.
Um professor disposto, descontraído e que gosta da profissão que
escolheu, tentará fazer com as 3 aulas passem muito rápido e tenham a sensação
de 3 minutos.
3 - Professor sem didática
fonte da imagem:
https://sites.imsa.edu/acronym/files/2012/09/Sleeping-Featured-Image.jpg
Durante minha formação que curso a faculdade de Matemática,
conheci acadêmicos vários colegas de turma:
Futuros professores muito entusiasmados. Pude comprovar de perto
que a licenciatura em Matemática não é para qualquer um.
Em uma situação específica, um professor sem didática não terá
paciência para explicar um determinado conteúdo matemático mais de três vezes,
quando nas outras explicações não conseguiu fazer com que seus alunos
absorvessem algum conhecimento. Seu modo de dar aulas é limitado e engessa o
pensamento crítico do aluno.
4 - O Educador tem
uma escrita matemática desorganizada
fonte: da imagem:
http://4.bp.blogspot.com/-biQuKaYQ CY/UlsUVoiFa7I/AAAAAAAAJqM/UHUrpt0KQVc/s1600/professor-tem-uma-pessima-escrita-matematica.jpg
Não estou me referindo a escrita (também é importante) que o professor
utiliza no quadro. Me refiro a como ele organiza os conteúdos matemáticos, como
por exemplo: frações, equações, expressões e demais assuntos com suas
particularidades simbólicas.
Matemática já não é a preferência entre os estudantes, e se o
professor não atenta para a sua escrita matemática, ele corre o risco de criar
mais um grupo de odiadores da Matemática. Não é exagero. Um aluno desestimulado
com a disciplina ficará ainda mais desestimulado se encontrar pela frente uma
aula totalmente desorganizada. Mas o que significa uma boa ou má escrita
matemática?
Símbolos
escritos em locais errados, frações mal posicionadas, etc. Tudo isso pode
trazer dúvidas ao aluno na hora de ler e escrever aquilo que o educador escreve
no quadro ou em outro equipamento que ele usa para ministrar suas aulas
expositivas.
Muitas situações com conteúdos matemáticos escritos
erroneamente podem prejudicar o aprendizado do aluno, colocar os sinais de
maneira correta eliminam as chances de
haver confusões entre números, operadores matemáticos e a ordem simbólica.
5 - Professor dono da verdade
fonte da imagem:
http://3.bp.blogspot.com/dFHDWjm8SCM/UjHb4ubCwcI/AAAAAAAAIWc/3mDqKHanpAY/s1600/donodaverdade.jpg
Não há nada mais
inconveniente do que um educador que não está nem aí para o
raciocínio do seu aluno.
Por que inconveniente?
Imagine – se numa
sala de aula: o professor explicando exercícios sobre equações do 1 grau ,
quando no final de sua explicação, um aluno educadamente acena dizendo que o cálculo foi feito de forma
errada ou que tem uma solução matemática mais curta e fácil. De imediato o
professor lhe dirige um olhar reprovando a atitude e negando completamente que aluno está errado sendo que aluno está certo.
Este tipo de conduta por parte do professor traz uma série de más
consequências:
·
Desmotiva o aluno para as
próximas aulas, consequentemente desestimulará na realização de novas tarefas;
·
Tira as possibilidades de
melhorar a relação professor x aluno;
·
Diminui a autoestima
·
contudo Tratará a aula de
Matemática com menos importância;
Transmitirá sua experiência negativa para outros que estão no
meio educacional.
Notavelmente são
"motivos" que podem ser aplicados para qualquer disciplina, seja ela
matemática ou não, fazendo alguns ajustes para cada uma. A Matemática é a que
sofre maior rejeição quando o professor não age de forma ética e honesta com a
sua profissão.
Tudo que o professor faz de bom ou ruim, em relação a forma como
leciona, refletirá no desempenho de seus alunos. Infelizmente as atitudes maléficas
são as que mais marcam a sua profissão e principalmente o desenvolvimento da
vida escolar de seus alunos. Do ponto de vista puramente educacional, o
professor é o grande influenciador da vida escolar do seu aluno. Um mal aluno
poderá ser o reflexo de um mal professor.
Este artigo escrito
inspirado foi adaptado a realidade atual.
Nairton Vieira
Gosta ou não gosta de Matemática porque?
Deixe sua opinião
Comentários
Postar um comentário