5 motivos que fazem alunos odiarem as aulas de Matemática



Espero que não julguem mal esta publicação ou entendam de forma negativa. Perceba bem seu contexto antes de pensarem que estou denegrindo a classe que também estou inserido.


A chance de um estudante rejeitar e começar a odiar as aulas de Matemática, aumenta quando:


1 - Professor Formado em outra área diferente de Matemática


 fonte da imagem:
http://2.bp.blogspot.com/-0N_d_LD9f0/TVgJ00ksYEI/AAAAAAAAGnc/ssVJoGf76Kw/s400/preocupado.gif




Isso é mais comum do que se pensa. A educação pública no nosso país tem  seus pontos negativos há muito tempo, disso já sabemos, e com professores lecionando sobre uma disciplina que não dominam, (repito que não dominam) o problema tende a continuar por mais alguns anos.

Conheço e sei que tem muitos professores que são formatos em outras disciplinas que lecionam perfeitamente a matemática nas series fundamentais

 imagine um professor formado em somente em geografia dando aulas. Pode-se imaginar que, inicialmente, não podemos empregar o termo aula nesta situação. O que podemos, infelizmente é lamentar como será a formação destes estudantes. O seu futuro será comprometido, do ponto de vista matemático. Sem uma base matemática suficiente para continuar seus estudos, ele acabará sendo mais um aluno que odiará matemática. Consequentemente em um futuro próximo, poderá ser um professor (a) dando aulas de Matemática, quando a sua formação é em outra área, por puro descompromisso coma a Educação.


2 - Professor mal humorado

fonte da imagem;
http://beatriziolanda.com/wp-content/uploads/2014/01/mal+humor-300x300-300x230.jpg




Esse professor é aquele que entra na sala de aula sem dar um bom dia, um boa tarde ou boa noite.
Pela sua aparência facial, o aluno já se sente intimidado e não pensará duas vezes para fazer alguma pergunta sobre alguns assunto envolvendo calculo, Hoje:

Conquistar o aluno é o maior desafio para um professor de qualquer disciplina, desde da artes ao português, mas para Matemática é muito mais importante cativar o seu aluno. Uma boa relação pode mudar uma aula em conversas e debates   matemáticos em vez de apenas cálculos e mais cálculos.

A verdade nenhum  estudante é “forçado” a gostar de um professor, porém, quando o professor consegue conquistar e fazer com ele goste de Matemática, História, etc., o seu desempenho aumenta consideravelmente e sua relação com o professor mudará naturalmente.

Imagina a situação de ter que assistir 3 aulas consecutivas de Matemática, às 8 horas da manhã.

Um professor disposto, descontraído e que gosta da profissão que escolheu, tentará fazer com as 3 aulas passem muito rápido e tenham a sensação de 3 minutos.

 3 - Professor sem didática

fonte da imagem:
https://sites.imsa.edu/acronym/files/2012/09/Sleeping-Featured-Image.jpg



Durante minha formação que curso a faculdade de Matemática, conheci acadêmicos vários colegas de turma:

Futuros professores muito entusiasmados. Pude comprovar de perto que a licenciatura em Matemática não é para qualquer um.

Em uma situação específica, um professor sem didática não terá paciência para explicar um determinado conteúdo matemático mais de três vezes, quando nas outras explicações não conseguiu fazer com que seus alunos absorvessem algum conhecimento. Seu modo de dar aulas é limitado e engessa o pensamento crítico do aluno.

4 - O Educador tem uma escrita matemática desorganizada  


fonte: da imagem: 
http://4.bp.blogspot.com/-biQuKaYQ CY/UlsUVoiFa7I/AAAAAAAAJqM/UHUrpt0KQVc/s1600/professor-tem-uma-pessima-escrita-matematica.jpg



Não estou me referindo a escrita (também é importante) que o professor utiliza no quadro. Me refiro a como ele organiza os conteúdos matemáticos, como por exemplo: frações, equações, expressões e demais assuntos com suas particularidades simbólicas.


Matemática já não é a preferência entre os estudantes, e se o professor não atenta para a sua escrita matemática, ele corre o risco de criar mais um grupo de odiadores da Matemática. Não é exagero. Um aluno desestimulado com a disciplina ficará ainda mais desestimulado se encontrar pela frente uma aula totalmente desorganizada. Mas o que significa uma boa ou má escrita matemática?
Símbolos escritos em locais errados, frações mal posicionadas, etc. Tudo isso pode trazer dúvidas ao aluno na hora de ler e escrever aquilo que o educador escreve no quadro ou em outro equipamento que ele usa para ministrar suas aulas expositivas.


Muitas  situações com conteúdos matemáticos escritos erroneamente podem prejudicar o aprendizado do aluno, colocar os sinais de maneira correta  eliminam as chances de haver confusões entre números, operadores matemáticos e a ordem simbólica.

5 - Professor dono da verdade 


fonte da imagem:
http://3.bp.blogspot.com/dFHDWjm8SCM/UjHb4ubCwcI/AAAAAAAAIWc/3mDqKHanpAY/s1600/donodaverdade.jpg



          Não há nada mais inconveniente   do que um educador que não está nem aí para o raciocínio do seu aluno.
Por que inconveniente?
           Imagine – se numa sala de aula: o professor explicando exercícios sobre equações do 1 grau , quando no final de sua explicação, um aluno educadamente acena  dizendo que o cálculo foi feito de forma errada ou que tem uma solução matemática mais curta e fácil. De imediato o professor lhe dirige um olhar reprovando a atitude e negando completamente que  aluno está errado sendo que aluno está certo.

Este tipo de conduta por parte do professor traz uma série de más consequências:
·         Desmotiva o aluno para as próximas aulas, consequentemente desestimulará na realização de novas tarefas;
·         Tira as possibilidades de melhorar a relação professor x aluno;
·         Diminui a autoestima
·         contudo Tratará a aula de Matemática com menos importância;

Transmitirá sua experiência negativa para outros que estão no meio educacional.

Notavelmente  são "motivos" que podem ser aplicados para qualquer disciplina, seja ela matemática ou não, fazendo alguns ajustes para cada uma. A Matemática é a que sofre maior rejeição quando o professor não age de forma ética e honesta com a sua profissão.

Tudo que o professor faz de bom ou ruim, em relação a forma como leciona, refletirá no desempenho de seus alunos. Infelizmente as atitudes maléficas são as que mais marcam a sua profissão e principalmente o desenvolvimento da vida escolar de seus alunos. Do ponto de vista puramente educacional, o professor é o grande influenciador da vida escolar do seu aluno. Um mal aluno poderá ser o reflexo de um mal professor.

 Este artigo escrito inspirado foi adaptado a realidade atual.

Nairton Vieira


Gosta ou não gosta de Matemática porque?

Deixe sua opinião

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bons Negócios / Material concreto / Empreendedor